terça-feira, 28 de agosto de 2012

Rir de tudo é desespero.

Falácia:
s.f. Engano, ilusão, sofisma.
Filosofia. Argumento capcioso que induz a erro.
"Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso."

Qualquer ser humano que tenha completado no máximo o ensino médio conhece essas informações. Eu tive alguma dificuldade para encaixar esses argumentos em uma só falácia mas vamos tratá-la como "falsa causa", que consiste em atribuir a causa de um fenômeno a outro fenômeno, pela simples razão de o preceder. Exemplo: O Cruzeiro ganhou a libertadores em 1997, portanto no último domingo jogou melhor que o Atlético.
Podemos identificar aqui também várias outras falácias, mas meu objetivo hoje é mostrar o desespero cruzeirense, que se apega a falácias, argumentos falsos ou que não têm relação com a premissa, para mascarar o fato.
"O Atlético é o melhor time do campeonato em 2012." Isso é um fato, porém partindo desse pressuposto não podemos afirmar que o Atlético jogou melhor nesse domingo sem analisar o jogo. E acho que a melhor análise do jogo seria que as duas equipes jogaram bem, dentro dos limites impostos pelo árbitro, os dois times fizeram o seu melhor.


Vamos desconstruir os argumentos desse senhor:

"Eles tem muita condição de estar citando coisas desse tipo, com a quantidade de campeonatos brasileiros que eles já ganharam."
Ganhamos um campeonato brasileiro, o primeiro. A mesma quantidade de campeonatos que o cruzeiro ja ganhou. Uma vez em 2003 e só. Porque todo brasileiro sabe como e porque foram validados esses outros campeonatos como sendo "campeonato brasileiro". E o cruzeirense que acredita que é bicampeão brasileiro que me desculpe, mas vá torcer para o flamengo.

"A quantidade de libertadores que eles já ganharam."
Realmente nunca ganhamos uma libertadores, mas como já foi dito, isso não pode ser usado como argumento para definir que o cruzeiro foi melhor na partida ou é melhor do que o Atlético esse ano.

"A quantidade de títulos que eles têm"
De acordo com levantamento realizado pela Revista Placar, em novembro de 2007, o Atlético foi a equipe que mais conquistou títulos no futebol brasileiro durante o século XX. Mas tudo bem, o que realmente importa é que em quantidade de títulos nós temos muitos sim.

"Eles ganham título todo ano."
Quem ganhou algum campeonato esse ano? E o cruzeiro, ganha todo ano?

"Na verdade, cadê a vitória deles? Do maior time do campeonato brasileiro?"
Cadê a vitória do cruzeiro? Ninguém ganhou esse jogo pra poder comemorar vitória. E basta dar uma rápida olhada na tabela pra ver qual é o primeiro colocado no campeonato brasileiro.

Agora vamos aos fatos. O Atlético tem a melhor campanha do campeonato esse ano, é líder isolado e com um jogo a menos, sério candidato ao título. Contra fatos não existem argumentos. Outro fato, e objetivo desse post, é o desespero cruzeirense. Para não admitir que o Galo está em um momento realmente melhor do que o time deles e até mesmo de qualquer outro time no Brasil, estão se agarrando a falácias e a tudo que puderem para evitar essa ideia.


Feio mesmo é não saber escrever Beth Carvalho, e mais feio ainda é não se dar ao trabalho de conferir a informação antes de publicá-la. Conseguiu identificar aí a tal falácia da falsa causa? Quer dizer então que só porque meu time já ganhou um campeonato brasileiro da série B qualquer empate contra ele, é passível de ser comemorado como vitória?
Então sabemos que isso tudo não passa de desespero e medo de o Atlético ser consagrado campeão esse ano, e não devemos cair nesse tipo de provocação infundada sem motivo nem razão. E vou deixar eu mesmo uma provocação: sinceramente, o Atlético jogou melhor que o cruzeiro no último clássico, a diretoria e comentaristas cruzeirenses querem a qualquer custo acreditar que não, mas não fosse aquele senhor pernambucano e a torcida que paralisou o jogo num momento crucial, o time estreladinho não teria saído sequer com esse empate. Foi preciso expulsar dois jogadores do nosso time e esquecer o que é critério de arbitragem para que elas pudessem se igualar no placar. Honestamente, com um juiz de verdade o Galo teria plantado a mandioca nesse pessoal.

MARIA, NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ FAÇA OU DIGA, ESSE ANO É NOSSO.

Esse recado foi só pra elas, porque isso as irrita de verdade. Mas para a massa o recado é diferente. Temos um bom time, temos condições de ganhar o campeonato e tudo mais, mas jamais devemos cantar vitória antes da hora. A provocação com o time adversário é divertida e até necessária mas vou lembrar um pouco da conquista da libertadores pelo corinthians esse ano. É chato admitir mas o corinthians ganhou a libertadores porque jogou bem e com muita, mas muita cautela, inclusive da torcida. Infelizmente temos que tomar o feito desse repugnante time como exemplo, e não podemos esquecer do últimos anos como nosso time se saiu na competição nacional. Então deixemos as marias se descabelarem sossegadas do outro lado da lagoa e prestemos atenção à nossa situação. Com raça e vontade vamos até o fim.